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O que é uma seção ou bloco de um site? Info 1

Quando se contrata um profissional ou empresa, existem alguns termos como seção ou bloco, que você precisa entender melhor.

Capa POST - Info 1 - O que é uma seção ou bloco de um site?
Capa POST – Info 1 – O que é uma seção ou bloco de um site?

1.0 – Seção ou Bloco

Um pedaço do layout de um site onde informações são colocadas em uma página com múltiplas informações recebe esta nomeação.

Exemplo de uma seção ou bloco para um site
Exemplo de uma seção ou bloco para um site

Este tipo de elaboração visual é utilizada a muito tempo, porém vem tornando-se mais comum em sites mais modernos, tanto os que são elaborados “artesanalmente” (linha por linha de código), como os que utilizam algum tipo de CMS para edição.

2.0 – Onde encontrar estes espaços?

Basicamente, qualquer página de um site pode ter este tipo de divisão. Comumente ela é mais perceptível em páginas iniciais de sites e portais, porém, ela pode ser utilizada também como lógica, para desenvolvimento de páginas únicas, conhecidas como ONEPAGE ou LANDINGPAGE.

Sites de página única podem ter 2 funcionalidades primárias, pode ser uma página de apresentação básica da empresa, de marca ou produto, focado mais no institucional, onde desta página a pessoa que a acessa consegue dados de contato, ou botões de ação para atendimento via chat, whatsapp, mensagens e outros.

3.0 – Por que esta informação é relevante?

Saber o que é uma seção ou bloco é relevante quando você está iniciando um projeto web como seu site, para planejar onde cada informação será destinada.

Por exemplo um site básico divide-se em 3 partes principais sendo elas:
– Cabeçalho;
– Conteúdo ou palco;
– Rodapé.

3.1 – Cabeçalho de um site

Exemplo de cabeçalho "padrão" de um site
Exemplo de cabeçalho “padrão” de um site

Este espaço normalmente é onde encontramos o logo ou nome da empresa, o principal contato e o menu de navegação. Neste espaço ainda pode ser colocado botões para redes sociais, por exemplo.

Há alguns estilos de site que podem variar um pouco este espaço, mas o comum é a utilização desta fórmula.

3.2 – Conteúdo ou palco do site

Este espaço é o local onde as informações, interações principais e visuais diferentes são carregados em um site. Normalmente, são informações que mudam de página para página, ou seja, são variáveis.

Exemplo de onde se encontra o palco ou conteúdo de um site
Exemplo de onde se encontra o palco ou conteúdo de um site

Diferente do cabeçalho e rodapé que geralmente são e estão no mesmo lugar e no mesmo formato.

3.3 – Rodapé

Esta é a parte inferior do site, onde pode simplesmente ter os dados de direitos de conteúdo e desenvolvedor. Muitas empresas porém, também acabam por utilizar este espaço para dar acesso a links “terciários”, que podem ser por exemplo, ouvidoria, outras formas de atendimento, filias e etc.

Exemplo de rodapé para site mais completo
Exemplo de rodapé para site mais completo

Este tipo de aplicação mais ampla ocorre naturalmente conforme o crescimento da empresa, já que o menu principal deve ser focado na “VENDA” do produto, serviço ou marca. Informações sobre a empresa e outras do gênero em geral quase nunca são vistas, porém devem estar presentes no site.

4.0 – Sobre o conteúdo do site

Nosso foco aqui é falar sobre a seção ou bloco, porém foi necessário realizar uma breve abordagem no básico para quem é iniciante neste mundo, ou para quem está começando a aprender mais sobre esta parte cada vez mais essencial que é ter um site.

Vou me ater a um site focado que tenha os principais dados formando uma única página para melhor didática aqui. Com isto em mente a estrutura do conteúdo deste site possuiria os seguintes espaços:

  1. Um banner fixo ou rotativo para chamar atenção do visitante, seja para venda de algo ou apresentação da empresa. Nesta seção poderíamos ter um botão de ação para falar diretamente com a empresa, seja realizando uma ligação ou iniciando uma conversa, por exemplo, via WhatsApp.

    Obs.: Este espaço também poderia ter como plano de fundo um vídeo curtos de alguns segundos rolando sem som, para dar mais dinamismo ao projeto, porém nem todos tipos de empresa ou site combinam com esta ação. Lembrando que um elemento como um mini vídeo rodando deixaria mais pesado a tela inicial.
  2. Um segundo conjunto de dados como por exemplo 3 caixas em coluna, destacando pontos fortes da empresa, ou seus 3 principais produtos;
  3. Em um terceiro grupo de informações com um texto sobre o que a empresa trabalha ou vende seria colocado ali, podendo ser apenas texto ou texto e imagem. Neste espaço também poderia ser adicionado um botão de ação (compra, dúvida, orçamento ou contato).
  4. Neste quarto bloco uma apresentação “curta e direta” sobre a empresa, com dados como tempo de mercado, sua histórias e outros.
  5. Nesta quinta seção teríamos um espaço com os dados de contato como, telefones, endereço, horário de atendimento, mapa dinâmico e até, se necessário, um formulário simples para contato.

Desta forma, este site podemos dizer que apresentaria 5 seções de informação, além do cabeçalho e rodapé. Claro que, a disposição da informação ou ordem pode variar muito de acordo com o que o cliente quer disponibilizar.

Este espaço uma vez definido, permite planejar melhorias e expansões, como um bloco extra para logo de clientes, ou um novo espaço com depoimentos, ou uma para sua principal rede social e etc.

Não é recomendado sobrecarregar estas seções com muitas informações como muitas fotos por exemplo. Caso a intenção seja mostrar muitas fotos, o ideal é que uma nova página seja disponibilizada para que o visitante faça a opção de acessar e ver as demais fotos, caso tenha esta curiosidade.

Seções devem ser diretas e práticas, quando um projeto web apresenta vários produtos ou serviços, você deve apresentar de forma resumida o que são cada um em seus blocos individuais e depois dar a opção do cliente abrir uma página dedicada a estas informações e suas ilustrações.

Dica: cada página de conteúdo deve ter no mínimo 600 palavras com frases que façam sentido ao conteúdo da página e apresentem pelo menos uma palavra-chave sobre o conteúdo. Os buscadores entendem contexto de conteúdos e suas palavras, se jogar informações de qualquer forma, seu site será escondido dos buscadores e até mesmo excluído.

Dica 2: Lembre-se quando usar imagens, que elas sejam próprias ou vindas de banco de imagens com licença gratuita ou compradas. Imagens de terceiros geram processos e intimações, já presenciamos alguns casos de clientes que fizeram esta escolha errada de abrir o resultado de busca e usar a imagem sem autorização.
Exemplo de sites onde encontrar imagens gratuitas; o Pixabay, Pexels, Freepik e outros.

Dica 3: Seu site deve ser pensando tanto para quem navega via computador como quem navega via celular, por isto use imagem com qualidade visual boa (sem pixels na imagem) e com peso máximo de 300kb.

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